top of page

MOVIMENTAÇÃO

Guia-Linear-e-Patim-sem-Aba.jpg

Quando falamos de movimentação de uma Router precisamos entender que existem muitos tipos de guias, trilhos ou eixos, portanto, uma máquina de qualidade deve passar por um projeto minucioso antes de optar por um sistema para sua movimentação, ou logo poderá requerer manutenção. E ainda há o perigo de escolher o tipo inadequada e inutilizar seu equipamento.

Para entender melhor, separei os dois modelos testados e aprovados que utilizamos
em nossos equipamentos, e comentei sobre a utilização de cada um:

Sem título-1.png
Sem título-1ghr.png

Tendo vários tamanhos e diâmetros, o eixo redondo é a maneira mais econômica a ser usado como guia. Com ele utiliza-se o pilowblock, que é uma peça normalmente fabricada em alumínio e tem internamente um rolamento linear de esferas que se ajustam e correm fixas ao eixo. quando calculada a dimensão e posição exata, este método de guia dá a máquina uma excelente movimentação contudo é utilizado mais comumente em máquinas semiprofissionais, por uma questão de economia. O ponto positivo de se usar esse peça é a manutenção barata pois uma vez desgastado poderá ser feita apenas a troca do rolamento linear que segura as esferas. 

Qual motivo deles estragarem? 
O desgaste normal com tempo ou mal uso como falta de lubrificação no eixo. Não indicamos o pilowblock para uso em máquinas que usinam MDF, madeira ou materiais que liberam muito pó, pois eles são o principal motivo de travarem o rolamento por acumulo de pó nas esferas. Lembrando que o tipo de eixo utilizado também é importante, podendo ser feito de aço inferior ou ter variações na retifica que influenciam na folga do mecanismo, o aço inoxidável também é uma opção. Devido a isso muitas maquinas hobby nunca alcançam a perfeição no corte por falta de conhecimento do fabricante.

As guias lineares são trilhos fabricados em aço de alta durabilidade onde são fixados patins, estes são compostos por rolamentos esféricos que se ajustam a guias perfeitamente. É considerado  o melhor método de movimentação para uma CNC, mas também é conhecido por ser o mais oneroso. Devido a sua qualidade a guia linear é utilizada em nossos equipamentos profissionais e industriais, pois o patins tem uma vida útil bem superior ao pilowblock. Sem dúvida ao utilizar esse método a máquina será mais precisa que uma que utiliza o pilowblock, contudo a guia linear não é mágica como é dito por alguns fabricantes, para que ela realmente seja funcional depende de uma boa mecânica e uma elétrica proporcional ao uso dela, caso contrário o consumidor só pagará mais e não terá beneficio algum em utiliza-la. Mas para entender melhor vamos para nossa próxima página falando sobre tração. 

bottom of page